Como orientar seu filho nos estudos?

Ao fim do semestre, muitos pais já demonstram preocupação com a performance dos filhos e  se preocupam em ajudar e orientar as crianças nos estudos.

Como orientar os estudos dos seus filhos

Mais importante do que estudar e estar junto com eles, é ensiná-los a terem autonomia para estudarem sozinhos.

Quando são menores, precisam sim de toda a orientação e ajuda, mas depois, na medida em que vão crescendo tendo suas experiências escolares, já podem ser supervisionados nas atividades e não mais acompanhados em tudo, até porque chega o momento que os pais não conseguem, não sabem mais os conteúdos aprendidos na escola e  nessa hora, a autonomia fala mais alto. Por isso comece cedo a ensinar essa autonomia estudantil e intelectual para eles.

Confira 5 dicas para os pais ao lidarem com o assunto de estudos com seus filhos:

Disciplina: combine um horário para começar e terminar o momento de estudo, manter a disciplina é a melhor forma de criar uma rotina de estudos.

Ambiente: mantenha o ambiente preparado para esse momento, se for no quarto, uma mesinha de apoio, não na cama, se for na sala, combine com outras pessoas da família para respeitar o espaço e não dividir a TV, ou brincar nesse espaço, no mesmo horário de estudo.

Roteiro: criar um roteiro de atividades que possam ajudar a criança a desenvolver o hábito de estudos, mesmo que ela não tenha lição de casa no dia, pode aprender a revisar o que foi estudado em classe, organizar as tarefas da próxima semana, começar a leitura de um livro, rever exercícios entre outras coisas. Nesse momento, os pais podem ajudar nessa rotina e no tempo de cada uma dessas atividades.

Distrações: evite todo o tipo de aparelho que pode distrair a mente nesses momentos de estudo: nada de fones de ouvidos, músicas, TV, celular perto. Cada notificação acaba distraindo a mente e assim fica difícil manter o foco nas tarefas.

Diferentes estratégias: utilize formas diferentes para estudar, não apenas ler e fazer um resumo, a mente se acostuma e perde o efeito no armazenamento das informações e na aprendizagem. Que tal experimentar um teste? Faça perguntas sobre o assunto e tente responder, construa um mapa mental sobre o tema, que associe palavras chaves e imagens, você também pode gravar um vídeo com o conteúdo da matéria, nesse caso, coloque o celular no modo avião para não se distrair com as notificações e aproveite o que a tecnologia pode proporcionar a seu favor.

Dessa forma, não apenas orientamos para os estudos, mas incentivamos a independência intelectual, preparando nossos filhos para aprender sozinhos.

Em um mundo cada vez mais competitivo, essa é uma vantagem que pode ser o diferencial para o futuro pessoal e profissional deles.

Letícia Bechara

Fechar Menu