Saiba mais sobre a nossa Escola

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

O Colégio adota a metodologia pedagógica Cognitivo Interacionista, no qual trabalha com o conceito de conhecimento transmitido, tendo como base o raciocínio dedutivo, associado ao método indutivo da construção do entendimento, enquanto da interação do aluno com o objeto do conhecimento que lhe é apresentado, mediante orientação do professor. Nessa relação aluno-professor repousa a essência da aprendizagem da metodologia adotada.

Nessa perspectiva, além de considerar as diferentes competências e habilidades do aluno, ela o considera como um ser inteligente, criativo, relacional, capaz de aprender e de superar limites, com amplo potencial a ser desenvolvido. E o professor é reconhecido como aquele que provoca uma aprendizagem mais elaborada, a qual o aluno não chegaria sozinho.

Por ter como foco não apenas a aprendizagem, mas a formação integral do ser humano, a metodologia adotada substitui, ainda, a emancipação de disciplinas desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, por uma pedagogia que associa os saberes teóricos e práticos aos saberes éticos e morais, de modo a fortalecer o crescimento pleno do aluno.

Para se dar esse crescimento pleno do aluno a metodologia adotada, com base no relatório da Unesco, considera os quatro pilares da educação que são:

• Aprender a conhecer: Estar mais interessado em aprofundar o conhecimento de um número menor de assuntos do que acumular conhecimentos que não se tornarão significativos. Valorizar o aprender a aprender;
  • Aprender a fazer: Dar importância ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho. Perceber a sala de aula como ambiente favorável à realização de experiências e ao trabalho de equipe;

• Aprender a conviver: Reconhecer o valor das relações pessoais, que levam à compreensão do outro e à percepção das interdependências. Proporcionar um ambiente que fortaleça o respeito por valores, como a compreensão mútua e a paz;
  • Aprender a ser: Valorizar o indivíduo como um todo, auxiliando-o na capacidade pessoal de tomar decisões com o discernimento, considerando todas as potencialidades como ser humano complexo: memória, raciocínio, senso estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social, em função disso, são três nossas diretrizes de ensino:

• Posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
  • Tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
  • Inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.

A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:

• Urgência social;
  • Abrangência nacional;
  • Possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
  • Favorecimento na compreensão da realidade social.

Na forma de ética, diversidade cultural, meio-ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, serão agregados, pelo método interdisciplinar, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde o Colégio está inserido.

Objetivos gerais para o aluno:

Domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos

Aquisição de habilidades para a vida de trabalho

Compreensão e uso de tecnologias

Aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades

Compreensão de deveres e direitos de cidadania

Aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises

Formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social

Cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais

Aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos

A parceria com a família é necessidade constante neste período de construção de conhecimentos e valores

Agende uma visita